1 2 3 4 5 6

O visual incrível da gruta reúne um lago cristalino de águas azuis com 90 metros de profundidade e 120 metros de largura; e rochas calcárias tomadas por estalactites e estalagmites. Para chegar até lá, vence-se com facilidade e emoção os quase 300 degraus de uma escadaria rústica.

O tombamento como monumento natural, feito pelo Iphan em 1978, garantiu a preservação do principal cartão-postal de Bonito, que tem o número de visitantes diário rigorosamente controlado.

A melhor época para visitação é entre dezembro e janeiro, pela manhã, quando o sol incide diretamente na entrada da gruta, tornando o azul da água ainda mais intenso.

 

Grau de dificuldade:

Para pessoas que tem problemas cardíacos, recém-operados e sedentários vale lembrar que são em torno de 300 degraus até chegar ao fundo da caverna.

Em alguns períodos ela é bem úmida aumentando ainda mais a dificuldade. Crianças só é permitida acima de cinco anos, o calçado é obrigatório o uso de tênis ou calçado anti derrapante. A gruta do lago azul funciona até ás 13 horas com guia de plantão, e até 14 horas com guia agendado. Reserve meio período para este passeio. Somente agenciado.